A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (Emnor) realizam neste sábado e domingo (28 de setembro) o “VI Encontro Regional de Notários e Registradores de Mato Grosso”, em Tangará da Serra.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Associação, José de Arimatéia Barbosa, acompanhado pelos anfitriões do 1º e 2º Ofícios de Tangará, Antônio Tuim de Almeida e Nilza Ramos Bastos.
José de Arimatéia registrou que a ideia é descentralizar os encontros de Cuiabá, objetivando reunir a classe. “Queremos debater nossos assuntos em cidades polos de Mato Grosso. Hoje, contamos com a participação de mais de 20 municípios e queremos ampliar esse cenário. Temos sido procurados por colegas e pretendemos atender o maior número possível de notários e registradores com a realização, em 2020, de pelo menos cinco encontros como este”.
Arimatéia acrescentou que “é difícil os deslocamentos, mas necessários para o fortalecimento da nossa classe. Esse sacrifício serve por amor. A busca pela qualificação é imprescindível. Muitos conhecem a cidade e a realidade das serventias por conta desses encontros, que foram iniciados nas administrações anteriores. Aproveito também para agradecer os colaboradores da Anoreg-MT, que não medem esforços para que sejam possíveis suas realizações”.
O titular do 1º Ofício de Tangará da Serra, Antonio Tuim, frisou que “o encontro serve para agregar conhecimento visando a evolução dos serviços extrajudiciais. Aqui, novas ideias serão compartilhadas e agradecemos a presença de todos. É gratificante para nós reunirmos nossa classe e tenho certeza que esse evento será um sucesso”.
A titular do 2º Ofício, Nilza Bastos, compartilhou do mesmo entendimento. “Estamos sendo privilegiados com a realização deste evento aqui em Tangará da Serra. Nossa intenção é debater assuntos voltados a todas especialidades dos cartórios e, ao final, redigirmos enunciados visando padronizar ainda mais os atos que praticamos no dia a dia da nossa atividade”.
A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Edleuza Zorgetti, que prestigiou o evento, disse que “a sociedade depende dos cartórios, que estão empenhados em evoluir na prestação de seus serviços. Encontros como este possibilitam a troca de experiências visando a uniformização dos procedimentos e tem todo o apoio da Corregedoria. Mato Grosso está à frente de outros Estados e isso precisa ser mantido. A Corregedoria também está aqui para aprender e contribuir com o que for possível, pois nós não fazemos nada sem a parceria dos cartorários e esse entrosamento sempre nos engrandece”.
Por sua vez, o juiz diretor do Foro da Comarca de Tangará da Serra, Anderson Gomes Junqueira, enalteceu que “é necessário ter noção da grandeza do nosso trabalho e das consequências das nossas atitudes e relevância dos nossos papéis. Se hoje o Estado é o grande celeiro da nação, uma boa parte se deve ao trabalho dos senhores (notários e registradores), que garantem segurança jurídica nos atos que praticam. Sem segurança jurídica, não conseguimos financiamento. Por isso, todos estão de parabéns por reavivarem o desejo de capacitação, que vai ao encontro ao nosso desejo de excelência nos serviços que prestamos. Temos que ter em mente que o extrajudicial também é essencial ao Estado”.
Assessoria de Imprensa Anoreg-MT imprensa@anoregmt.org.br www.facebook.com/anoreg/mt (65) 3644-8373