Os registradores de imóveis em Campo Novo do Parecis, José de Arimatéia Barbosa (que também é presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso); em Matupá, Mateus Colpo; e em Poxoréu, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, compõem o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR). Este órgão teve seu estatuto aprovado nesta quinta-feira (16 de abril), sendo 522 votos a favor, representando 99,05% dos participantes da Assembleia, 3 votos contra, representando 0,57% dos participantes, e 2 abstenções, representando 0,38% dos votos contabilizados.
“Festejamos ontem o marco do novo registro imobiliário do Brasil. Eleita a primeira diretoria do ONR e aprovado o seu estatuto, cumprimos o disposto no artigo 76, da Lei 13.465/17, fruto da Medida Provisória nº 459/16, onde tivemos a oportunidade de integrar o grupo de trabalho que a elaborou. Conquista maior foi conseguirmos implantar na diretoria do ONR colegas do centro-oeste, do norte e do nordeste do país, fazendo com que o Brasil ficasse realmente integrado”, ressaltou o presidente da Anoreg-MT.
José de Arimatéia e Mateus Colpo fazem parte do Conselho Deliberativo e, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, do Comitê de Normas Técnicas. “Avancemos, pois, rumo ao cartório digital ou cartório do futuro. Nossa colega Maria Aparecida, numa live hoje, expôs sobre o tema, que é cobiçado por todos nós. Lembro que tivemos uma iniciativa, juntamente com outros colegas, em visitar o Ministério da Economia, no início do ano passado, levando propostas de modernização dos nossos serviços notariais e registrais. Naquela oportunidade, recebidos pelo secretário-geral do Ministério da Economia, Paulo Uebel, dele ouvimos a resposta de que nós, se não avançarmos rapidamente, seremos sufocados por muitas empresas e pessoas que querem ocupar o nosso espaço. Portanto, na tecnologia, reside o nosso maior desafio. Temos que investir, ainda muito mais, para que assim possamos atender aos reclamos dos tempos atuais. O coronavírus veio para apressar essa nossa corrida. Não podemos parar. Parabéns, Mato Grosso, parabéns, Brasil, por esse novo marco do registro de imóveis implantado pelo ONR”.