Horário de Atendimento: Segunda-feira à Sexta-feira – 09h às 17h.

UFMA insere a disciplina de Direito Notarial e Registral em seu Curso de Direito

Serão ministradas aulas com noções gerais de todas as atribuições dos Cartórios.

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inseriu, em sua grade curricular do Curso de Direito, a disciplina “Direito Notarial e Registral”. Com a iniciativa, a UFMA torna-se a primeira universidade do Estado a oferecer a disciplina. As aulas tiveram início no dia 08/01/2024 e objetivam oferecer aos alunos noções gerais sobre todas as atribuições dos Cartórios.

Com carga horária de 30 horas/aula, a disciplina será ministrada pela Titular do 5º Tabelionato de Notas de São Luís/MA, Juliana Soares. De acordo com a notícia publicada pela Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), a primeira aula tratou da importância do art. 236 da Constituição Federal, além de temas como: a delegação dos serviços extrajudiciais, o seu exercício de forma privada, o ingresso na área por meio de concurso público e as especialidades das Serventias.

Segundo o IEPTB-MA, participaram da aula inaugural o Superintendente do IEPTB-MA e Tabelião Substituto do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís/MA, Christian Carvalho; o Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CNB-MA) e Titular do 6º Tabelionato de Notas de São Luís/MA, Pedro Henrique Cavalcante; o 1º Vice-Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (ANOREG-MA) e Titular do 4º Ofício de Registro de Imóveis de São Luís/MA, Lucas Semeghini; a Advogada e Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-MASarah Morais; e os professores mestres do Curso de Direito da UFMA, Alex Rahbani e Fabiano Lopes.

Temas que envolvem o extrajudicial são pouco discutidos nas Universidades de Direito de todo o país e no Maranhão não é diferente. Então implantar a disciplina de Direito Notarial e Registral no Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão é um marco histórico para todos que vivenciam diariamente esse universo cartorário. É uma oportunidade de valorização da atividade, mostrando aos alunos que o extrajudicial é muito mais célere, menos oneroso e dá respostas mais rápidas e efetivas ao cidadão. Que essa iniciativa seja passada para as outras universidades públicas e particulares do nosso estado e que o Direito Notarial e Registral seja disseminado cada vez mais”, destacou o IEPTB-MA.

Fonte: IRIB, com informações do IEPTB-MA. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress