Horário de Atendimento: Segunda-feira à Sexta-feira – 09h às 17h.

Primeira live sobre Gestão apresenta vantagens do Planejamento Estratégico

Em parceria com a Brisot Consultoria & Treinamento, a Diretoria de Qualidade da Anoreg/BR promove lives sobre o tema até quinta-feira (15), com a participação de auditores do PQTA

Nesta terça-feira (12), a primeira live sobre “Gestão Profissional dos Serviços Notariais e Registrais” apresentou as vantagens e resultados de cartórios que implementam o Planejamento Estratégico. As lives, que acontecem de 12 a 15 de maio, são resultado da parceria entre a Diretoria de Qualidade da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Brisot Consultoria & Treinamento. Os encontros online são transmitidos ao vivo, a partir das 9h, no horário de Brasília, no canal do Youtube e no Instagram da Anoreg/BR (@branoreg).

Ao considerar o atual cenário de pandemia da Covid-19, Maria Aparecida Bianchin, diretora de Qualidade da entidade nacional e coordenadora do Prêmio Qualidade Total Anoreg (PQTA), questionou aos especialistas presentes quais devem ser as ações dos notários e registradores para superarem esse período. “A qualidade é parte essencial da nossa prestação de serviços. De que maneira nós podemos transformar as fraquezas em oportunidade?”, indagou Bianchin, que também é registradora de imóveis do Cartório do 1º Ofício de Poxoréu (MT).

Valério Brisot, diretor da Brisot Consultoria & Treinamento, afirmou que o planejamento estratégico é fundamental para que o cartório esteja preparado para cenários futuros. “Planejamento é sempre trabalhar com o futuro, criar um cenário de intenções e trabalhar para que isso se realize. Tem que seguir uma realidade conforme o cenário. Nós tivemos que nos adaptar nesse período. Mas aqueles que já tinham margem para imprevistos se saem melhor”, ressaltou. “Imagine viajar sem planejamento nenhum, você vai gastar mais, você vai andar mais, além de perder oportunidades. É a mesma coisa. Você precisa ter, pelo menos, a ideia de para onde ir”, exemplificou Brisot.

Segundo Maurício de Oliveira Mota, auditor e supervisor do PQTA, a cultura do planejamento deve ser aprendida pelos brasileiros, que, muitas vezes, priorizam o resultado imediato. “É muito importante que os notários e registradores se apropriem dessa cultura de planejamento para melhorarem a gestão, com foco no conforto e na segurança. O planejamento não é um documento estático. Você inicia o planejamento de qualidade, mas é um processo dinâmico, que envolve monitoramento, atualização e a colaboração de todos”, ressaltou. Mota explicou que a possibilidade de consultar o status do serviço contratado de forma online, por exemplo, já traz segurança ao usuário e mostra qualidade no ato prestado pela serventia.

Nesse sentido, Alberto Takashi Abukawa, auditor e consultor do PQTA, alegou que a visão dos oficiais titulares deve ser de continuidade e crescimento do cartório. De acordo com ele, a empresa deve se desenvolver para oferecer benefícios a longo prazo aos colaboradores, parceiros e à sociedade. “A pandemia foi um momento bastante interessante na humanidade. A gente aprendeu, primeiramente, que nunca vamos estar prontos para tudo, mas que temos que nos preparar um pouco melhor para as coisas que não conseguimos prever. Todo titular de cartório que eu conheci tem uma paixão muito grande pelo negócio. O planejamento não é somente para encher de papel, quando você tem amor pelo que faz, você utiliza isso para o bem”, alegou.

As lives promovidas nesta semana fazem parte do lançamento do PQTA 2020. Nos dias 13, 14 e 15 de maio, os especialistas vão abordar os temas de Gestão Operacional e de Pessoas; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, e Gestão Socioambiental; Gestão da Informação e Controle de Dados, e Gestão da Inovação, respectivamente.

Qualificação em gestão profissional

Durante o encontro ao vivo, Brisot ressaltou que a pandemia trouxe, também, novas oportunidades de conhecimento. Ele apontou que, além do trabalho realizado à distância, os oficiais titulares devem investir em cursos online, que reduzem gastos e tempo, com o objetivo de melhorar os pontos de maior dificuldade na administração cartorária. “Os cartórios estão aceitando e está fluindo bem a nova dinâmica por meios eletrônicos. Mas a gestão tem que ser um sistema de cima para baixo. Muitas vezes, os notários e registradores são muito técnicos e tem mais dificuldade na hora de gerir. Cursos online, até gratuitos, podem melhorar as fraquezas do titular”, disse.

A diretora de Qualidade da Anoreg/BR, por sua vez, lembrou que o uso da tecnologia para diferentes áreas e atividades deve ser permanente após a pandemia. “Mesmo quando tudo passar, vamos estar inseridos nesse sistema de qualidade de vida e de educação pelo meio online”, destacou Bianchin. Em concordância, Abukawa acrescentou que “estamos na era da informação e, hoje em dia, não tem muita desculpa para dizer que não sabe como fazer algo”.

Material complementar

Para auxiliar no aprendizado, o diretor da Brisot Consultoria & Planejamento indicou aos notários e registradores o livro “Strategic Canvas: Conduza a Estratégia do seu Negócio por Caminhos Dinâmicos e Criativos de Forma Inovadora. A obra traz informações de como elaborar mapas estratégicos de forma colaborativa, criativa e participativa; como utilizar os instrumentos de visualização no processo de elaboração e comunicação da estratégia, e como construir, através de exemplos práticos, estratégias, planos, objetivos e metas de forma rápida, simplificada e atrativa.

Clique aqui para fazer o download da planilha de Planejamento Estratégico da Brisot Consultoria & Planejamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress